quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

trinta moedas pelo meu silêncio.

Com direito aos ''erros do meu português ruim" aqui estou parindo meu blog aos trancos e barrancos "lá vou eu melhor que mereço pagando a bom preço a evolução... ai se não fosse o violão e jeito de fazer samba..." ai se não fosse os Joões, os Manés, Severinos quaisquer que nos dão "as flores em vida o carinho e a mão amiga" "e assim, um fato repete de novo sambista de rua, artista do povo. E é mais um que foi sem dizer adeus..." "adeus.. adeus...palavra que faz chorar" imortalizado na tela com o direito ao nome do lado. Hummrum... bagaço de cana, não sei... será?. O melhor é queimar. Dizer que "agora eu vou mudar minha conduta" seria no mínimo hipocrisia e no máximo ironia da minha parte, e cá entre nós "Orgulho, hipocrisia, vaidade e nada mais são três coisas que em menos de um segundo se desfaz".

Já um sambista não se faz da noite para o dia, muito menos um ponto de samba. Se hoje o beco do rato é um espaço de samba respeitado e reconhecido não foi pela cerveja gelada a preço camarada (se fosse essa a fórmula do sucesso a sibéria seria a capital do samba) ser sambista não é viver do samba, e sim viver para o samba. (até porque pra viver do samba não precisa ser sambista basta ser oportunista) viver para o samba é estar além do vil metal ,entregue de corpo e alma, e foi assim imbuído desta filosofia, que com outros companheiros comecei minha roda de samba às sextas feiras na oficina de refrigeração e depósito de água 3m, que posteriormente passaria a se chamar point da lapa. Eu achava este nome horrível e em homenagem a Manoel Bandeira que morou ali pertinho em outro beco, o das carmelitas, sugeri que fosse batizado botequim do beco, mais tarde rebatizado por Fred Camacho como do rato, por causa do cine clube do rato que hoje funciona em outro beco. O lugar era pequeno com meia dúzia de garrafas de cachaça de boa qualidade, três engradados de cerveja e duas geladeiras domésticas carcomidas pela ferrugem. Emprestei mais dois engradados de cerveja que eu tinha em Santa Teresa, dei de presente uma imagem de são Jorge, usei minha experiência em teatro para decorar um pouco a casa, trouxe vários instrumentos e capas de disco, uns spots de luz e uma série de fotos do Pelé na copa do tri. Comprava sempre um bom galho de arruda e botava em cima da mesa junto com o São Jorge. Antes do samba começar pedia licença, acendia uma vela e rezava uma prece.

Era uma roda de samba com uma onda diferente de tudo que estava acontecendo na lapa naquele momento, um samba de rua (ou seria de beco?). Dei um jeito de sumir com os três cds de "samba"(pagode de qualidade duvidosa) que a casa tinha, trouxe em meu samburá Jovelina Pérola Negra e um punhado de pedras preciosas: Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho, Nei Lopes etc. Corria as rodas de samba pela cidade convidando os amigos a conhecer o espaço. Pouco a pouco foi chegando um e outro e na base do "boca a boca" a roda foi se fortalecendo. Chegou por lá o saudoso Camunguelo "sentando o prego" na flauta e no versos e ao ver a imagem de São Jorge assim me disse: -Ei rapaz tem que dá um agrado pro homem aí, faz uma festa pra ele..., e eu que por muitos anos dia 23 de Abril ia em sua casa (pois ele dava uma senhora festa pra São Jorge com direito a corneteiro, queima de fogos na alvorada, feijoada, frango com quiabo, cerveja a balde e uma roda de samba que varava a madrugada e só ia terminar sabe lá quando do dia 24) fui correr o livro de ouro, que tenho guardado ate hoje, pra fazer a primeira festa em homenagem à São Jorge no Beco do Rato. Depois pancinha e Dani (amigos co-fundadores da roda) trouxeram tia Surica, Dorina, Luiz ,Carlos da vila, Luiz melodia entre outros tudo no amor canja 0800. Eu corria o chapéu durante a roda, já que o samba era na rua, sem vergonha nenhuma pois vergonhoso é explorar o sambista e fazer do samba sua galinha dos ovos de ouro. Tirar onda de generoso com a mídia e com quem de alguma forma possa trazer algum tipo de vantagem em seu próprio beneficio é mole! quero ver é remunerar com dignidade aos Joões, Manés e Severinos que com os seus braços, talento e suor ajudam a construir confortáveis ninhos para os abutres da nossa cultura.

Agora eu pergunto a você meu amigo: O que é o covert artístico?

R: É o que você paga para ver o artista (músico, ator, artista plástico). Atenção: dono de bar não se enquadra nesta categoria, a não ser que toque algo. PS: dinheiro não vale, tem que ser instrumento )

E porque que na maioria das casas que cobram este tal covert subtraem do mesmo, para si, algo em torno de 30%?

R: ???????????????

E porque o artista aceita esta situação ?

R: Essa tá difícil... mas vou tentar responder... la vai: pra defender o danoninho das crianças!

E porque que eu, depois de tudo que fiz no Beco, do (ING)Rato me afastei e hoje sou "persona non grata" proibido pelo sr. Márcio Pacheco (dono do beco rato) de colher os frutos do samba que plantei? proibido de pedir um tom na roda de samba da terça-feira, que também ajudei a fundar? (Inclusive nas primeiras rodas eu ai para cozinha e preparava sempre um bom rango antes do samba começar. Acordava cedo, ia ao mercado, comprava e preparava a comida e depois dividia as despesas com os outros sambistas e freqüentadores que caíam dentro do rega bofe)

R: Porque o poder corrompe ideais.

R: Porque o dinheiro fala mais alto do que a consciência.

Porque durante estes quatro ganhei R$20 + o dinheiro do chapéu e nos últimos tempos R$60 e sem direito a correr o chapéu?

R: Porque agora a casa é frequentada pela elite do samba e não fica bem para a imagem da casa né!

E porque só agora eu resolvi manifestar meu descontentamento?

R: Porque eu vinha sofrendo durante estes cinco anos, sem saber, da síndrome do Pedro pedreiro:

"Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã, parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem
De quem não tem vintém
Pedro pedreiro fica assim pensando
Assim pensando o tempo passa
E a gente vai ficando pra trás
Esperando, esperando, esperando
Esperando o sol
Esperando o trem
Esperando o aumento
Desde o ano passado
Para o mês que vem ." .

Agora, realmente o que me incomoda não é a postura do Sr. Marcio Pacheco, pois o que não falta no mundo são déspotas querendo tirar onda de mecenas, o que dói é ver um amigo vir me pedir pra não chegar perto da mesa porque o Patrão não quer que eu cante um samba. o que é isso!!!! Sambista não é garoto de recado! que venha ele mesmo me dizer em público, em alto e bom som, no meio da roda que EU FUNDEI, que eu não posso cantar samba...

"Pois quem faz samba fala
E quem fala, atenção!
Força nenhuma cala
A voz da multidão
E cantar inda vai ser bom
Quando o samba primeiro
Não for prisioneiro
Desse desespero
E resignação
E lá vai minha voz
Espalhando então
O meu samba guerreiro
Fiel correio
Da população "

e pra terminar deixo aqui uma letra na íintegra do mestre Paulo da Portela .

  O meu nome já caiu no esquecimento

G#7 G7 Cm
O meu nome não interessa a mais ninguém

Bb7
E o tempo foi passando
G#7
A velhice vem chegando
G7 C7
Já me olham com desdém
Fm Cm Dm7/5-
Ai quanta saudade do passado
G7 Cm (C7/5+)
Que se vai lá no além

Bb7
Chora cavaquinho chora
G#7
Chora violão também
Cm
O Paulo no esquecimento
D7 G#7 G7
Não interessa a mais ninguém

C7/5+ Fm Dm7/5- Cm
Chora Portela, minha Portela querida
G#7 G7 Cm
Eu que te fundei, serás minha toda a vida .



3 comentários:

  1. Sinceramente eu nao estou acreditando no que estou lendo... Como o Marcio tem coragem e cara de pau de impedir vc(Cara querido), de cantar,versar? Como?
    Bananada vc precisa vir para Niteroi! Estamos carente de pessoas especiais como vc!
    Paz

    ResponderExcluir
  2. É, Bananada...
    O mundo tá assim de gente que vende até a mãe por uns trocados... Que dizer então de um amigo? Um sambista do seu quilate está muito certo em não abaixar a cabeça pra explorador nenhum.
    Arte é coisa cara, em todo e qualquer lugar do mundo. E deve ser valorizada, ainda mais uma manifestação cultural tão rica e genuinamente brasileira como o samba.
    Nego paga 120 merréis pelo show da Madonna... E não valoriza o que é de casa.
    Teu protesto tem minha assinatura embaixo.

    ResponderExcluir
  3. koé bananada ,só agora a revolta ?
    como atual musico dessa mesma roda de samba e como bom pregador da justiça sempre te defendi,assim como outros musicos tambem .as vezes voce nem sabia que tinham te defendido ,até porque defender alguem pra ganhar méritos pra mim não tem valor algum .mas a ética não está somente em defender quem está certo no momento ,mas tbm é mostrar onde tal pessoa agiu errado para que chegasse a tal ponto .a verdade é que a sua situação nunca poderia chegar a tal ponto .vejo pessoas que ajudaram a fundar o samba do beco do rato que nem fizeram tanta coisa como voce ter mais prestigio ,porque será ?
    acho que foi porque deram o "basta" na hora certa tiraram o proveito que tinham que tirar .assim deve ser feito ,abrir novos horizontes,acho que na verdade o que voce esperava é que ele desse parte da sociedade pra voce ... mas sem muito mas,mas... grande abraços e agradecimentos ,a roda de samba do beco do rato não é a mesma sem voce .
    grande abrços e sinceras admirações ,bom cabelo !!

    ResponderExcluir